22 de abril de 2015

Sobre fotografia: A vida cotidiana aos olhos de Robert Doisneau


Oi meninas 
Quando uma louca por fotografia revira a internet e descobre coisas fantásticas, já se pode prever o que acontece: paixão na certa!
E a paixão da vez é o pioneiro do fotojornalismo: Robert Doisneau.
Para quem nunca ouviu falar, aposto que vai lembrar da sua obra mais famosa: "O Beijo do Hotel De Ville"




Robert Doisneau foi um famoso fotógrafo Francês apaixonado por fotografia de rua e seu tema principal foi Paris, cidade que escolheu para viver, fotografar e morrer.
Isso mesmo, Doisneau registrava o dia a dia sem toda aquela produção de estúdios, mas sim, a sinceridade e a fragilidade humana.

"As maravilhas da vida cotidiana são tão excitantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua." ( Robert Doisneau )

Doisneau ficou conhecido pelas suas imagens cômicas e também irônicas que misturava classes sociais nas ruas e cafés de Paris.
Ele trabalhou como assistente do escultor André Vigneau, e somente em 1934 se tornou fotógrafo profissional quando foi contratado pela fábrica Renault, como fotógrafo industrial e publicitário.


Seu sonho era ser um fotojornalista independente mas teve que adiá-lo por conta da Segunda Guerra Mundial, onde serviu de soldado e fotógrafo, de 1939 até o fim dos embates.

Após ser contratado pela agência de fotos Rapho, finalmente assinou sua primeira publicação, para a Vogue (SIM), onde permaneceu de 1949 a 1952. Diferente do que vocês possam imaginar, ele não abraçou o ramo da moda, e sim a "fotografia de rua".


“Eu não fotografo a vida como ela é, mas a vida como eu gostaria que fosse.” ( Robert Doisneau )

Entre seus temas, o que mais encontramos são as crianças que são sempre registradas com respeito e seriedade.
O fotógrafo morreu em 1994 de pancreatite aguda.

O programa filatélico dos correios franceses (La Poste) rendeu homenagem a grandes fotógrafos, entre eles, Robert Doisneau. (Emitida em 1999, por ocasião da abertura do 30° Encontro Internacional da Fotografia d’Arles.)

















Gostaram do fotógrafo tanto quanto eu? Uma super inspiração ♥

                                                                          

8 comentários:

  1. Eu amei as fotos, super interessante porque eu não conhecia o trabalho dele, a minha preferida é a do cachorro que coisa mais gracinha e fofinha do mundo!

    http://toxicmay.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o trabalho dele, mas amei as fotografias! Adoro tudo relacionado a essas coisas *-*
    Beijos! <3

    www.universodasmulheres.com
    Tem sorteio no blog. Vem participar!! ♥

    ResponderExcluir
  3. Que máximo!
    Adoro fotografias e até o post de hoje é sobre isso.. rs
    Adoorei as dele e não conhecia. Adorei a simplicidade.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não o conhecia, as fotografias dele são perfeitas, remete muitos sentimentos. Muito engraçada essa que a mulher fica espantada com a foto nua de outra mulher (8°foto) hahaha
    Beijos, www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir